
O primeiro álbum de Mariah Carey foi o auto-intitulado “Mariah Carey”, lançado em 12 de Junho de 1990.
Ele estreiou na parada de álbuns da Billboard, chamada “Billboard 200” na posição #80 e aos poucos foi ganhando posições até o topo (#1), onde permaneceu por 11 semanas.
Com distribuição da Columbia Records, o álbum conquistou 4 músicas na posição #1: “Vision of Love”, “Love Takes Time”, “Someday” e “I Don’t Wanna Cry”.
Com esse feito, Mariah se tornou a primeira artista desde a banda “The Jackson Five” a emplacar seus primeiros 4 singles na primeira posição.
O álbum foi um grande sucesso de crítica e vendeu mais de 9 milhões de cópias somente nos EUA, o que rendeu à Mariah Carey o certificado de platina 9 vezes, pela Recording Industry Association of America (RIAA).
O álbum “Mariah Carey” já vendeu mais de 25 milhões de cópias em todo mundo e foi um grande sucesso também no Brasil.
“Vision of Love” foi um dos temas da novela “Rainha da Sucata”, muito famosa na época, e se tornou uma das músicas mais tocadas no país.
Refletindo sobre os eventos e circunstâncias que me trouxeram até aqui, eu me sinto extremamente sortuda por ter completado meu álbum de lançamento nesse estágio da minha vida. Minha memória mais antiga é a de querer ser cantora enquanto assistia minha mãe ensaiar como solista de ópera e enquanto eu crescia música era uma grande parte da minha vida. Sempre tínhamos estilos diferentes de músicas sendo tocado pela casa – minha mãe tocando Billie Holiday, minha irmã mais velha tocando Jackson 5 e Aretha Franklin, ou meu irmão mais velho tocando Stevie Wonder e Jimi Hendrix” – disse Mariah.
Desde o lançamento do primeiro álbum Mariah já se destacava por mais um talento, além da voz, como compositora.
Quanto tinha 16 anos Mariah gravou sua primeira demo e acabou conhecendo Ben Margulies, que acabou sendo seu parceiro de composição pelos próximos anos.
Juntos, eles compuseram 14 músicas, 7 delas entraram para o álbum “Mariah Carey”, após assinatura do álbum com a Columbia. Eles queriam fazer o álbum inteiro juntos, porém a gravadora não permitiu.
A Columbia Records apostou bastante em Mariah, reconheceram que tinham uma mina de ouro em mãos. Por isso, ela trabalhou com excelentes produtores: além do próprio Ben Margulies, foram produtores do álbum Lawrence Rhett, Michael Walden Narada, Ric Wake e Walter Afanasieff, com quem Mariah continuou trabalhando muito ao longo dos próximos anos, com muito sucesso.
Tracklist (faixas) do álbum “Mariah Carey”
- Vision of Love
- There’s got to be a way
- I don’t wanna cry
- Someday
- Vanishing
- All in your mind
- Alone in love
- You need me
- Sent from up above
- Prisoner
- Love takes time
Mariah Carey foi rapidamente percebida pelo público e pela crítica como uma excelente novidade para o pop e como uma cantora de habilidades vocais indiscutíveis, dando o pontapé na sua meteórica carreira de sucesso.
Um Comentário